Postagens populares

sábado, 29 de março de 2014

--- Uma Anedota Palindrômica


E O PALÍNDROMO MAIS ANTIGO DO IDIOMA PORTUGUÊS

Uma ocasião um espião de certo país de fala portuguesa, que desenvolvia suas atividades em Marrocos, descoberto e perseguido, conseguiu refugiar-se num ônibus. Depois de muito pensar como poderia pedir um auxílio a sua Embaixada, sem despertar suspeitas, decidiu manter contato por uma mensagem, a seu ver codificada, escrevendo, da direita para a esquerda, um curto bilhete com a frase: SOCORRAM-ME, SUBI NUM ÔNIBUS EM MARROCOS, na vã ilusão de que seu desesperado apelo, extraviando-se, não seria entendido pela contra-espionagem local.

O pedido de socorro foi interceptado pelos agentes de segurança marroquinos e o indigitado espião foi parar atrás das grades, onde ficou por muitos anos matutando e tentando descobrir quem o teria denunciado.

UMA EXPLICAÇÃO PARA ESCLARECER, DEFINITIVAMENTE, QUAL É O PALÍNDROMO MAIS ANTIGO DO IDIOMA PORTUGUÊS. 

Há muitos anos leio em alguns blogs, saites e publicações várias, que esse palíndromo da anedota seria o mais antigo produzido no idioma português. Não tem fundamento cientifico. Talvez seja o mais conhecido. Mas nunca foi feita uma pesquisa sobre isso. Essa hipótese é chutada. O prmeiro que conheci, ha mais de 60 anos, foi ROMA ME TEM AMOR. Em 1789, ademais, quando foi publicado o primeiro dicionário da língua portuguesa no Brasil, o lendário “MORAIS” (de Antônio de Morais Silva) - e ainda nem ônibus havia no mundo - já lá estava o verbete "palíndromo", com um único exemplo do seu significado: ROMA ME TEM AMOR. Até prova em contrário, portanto, este o mais antigo palíndromo do nosso idioma, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário