Postagens populares

sexta-feira, 4 de abril de 2014

--- Assim são os Palíndromos


Quando fiz, durante alguns anos, palestras sobre palíndromos nas feiras do livro de Brasília, ouvi algumas indagações sobre o tema que me deixaram intrigado. À época, confesso, não soube responder e, sem fontes que pudesse recorrer, restou-me matutar um pouco sobre o assunto. Assim, cheguei a conclusão de que os palíndromos devem ser ordenados da forma a seguir explicitada.

 — Quanto à forma:  palíndromos naturais e artificiais.

Palíndromos naturais: nasceram quando as palavras foram inventadas e são palindrômicas por mera casualidade, tais como: ANILINA; ARARA; MERECEREM; SOMÁVAMOS, etc.

Palíndromos artificiais: são aqueles que, com duas ou mais palavras, foram criados intencionalmente para esse fim: LIBÂNIO INÁBIL; ATACA PACA PACATA; A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA, etc.

 — Quanto à estética: palíndromos perfeitos e imperfeitos:

Palíndromos perfeitos: são aqueles criados com obediência às regras gramaticais e de sintaxe, nos quais os sinais ortográficos (diacríticos ou de pontuação) não oscilam de posição. O TEU DRAMA É AMAR DUETO; O TENRO PRAZER É REZAR POR NETO. Observe que o acento agudo nas leituras direta ou vice-versa incide sempre na mesma letra.

Palíndromos imperfeitos: são aqueles que, não obstante produzidos com respeito às referidas regras, a manutenção dos sinais na mesma letra não é respeitada e podem até desaparecer. SÓ COM O TIO SOMÁVAMOS OITO MOÇOS. Neste exemplo, o acento agudo da palavra "SÓ" não existe na parte inversa. O de "SOMÁVAMOS" muda de posição quando se lê da direita para esquerda. Ao mesmo tempo, o "C-CECIDILHA", que consta na parte inversa, não aparece na direta. -

Quanto ao sentido: expliciti, inerpretabiles, insensati, ignobilis e esdrúxulos.

As quatro primeiras palavras definidoras, fui buscá-las no latim, em homenagem ao idioma que mais divulgou essa arte, durante séculos, pelo mundo e, a última, do português, que a meu ver é das palavras mais feias do nosso idioma, muito apropriada, aliás, para definir essa qualidade de palíndromo e, também,  para  sua própria definição.

Palíndromos explíciti (explicitos): trazem sempre uma mensagem direta, clara e inteligível. E ATÉ O PAPA POETA É; A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA.

Palíndromos interpretabiles:(interpretáveis): nesse tipo, o leitor necessita de pequeno esforço intelectual para entender o que quis dizer o autor. A RITA, SOBRE VOVÔ, VERBOS ATIRA.

 Palíndromos insensati (insensatos): esses cuidam apenas de juntar letras ou palavras que formam frases sem  qualquer nexo, mas palindrômicas. OLÉ! MARACUJÁ, CAJU CARAMELO.

Palíndromos esdrúxulos (ou versos sotádicos). não obstante seguirem as regras idiomáticas, poderem ser lidos da direita para a esquerda e terem o mesmo sentido, não são palíndromos na acepção da palavra, uma vez que na leitura vice-versa falta-lhe a literalidade da similitude. Exemplos: A BOLA DA LOBA ATIVE EVITA ou SOMAR A MACA NA CAMA E A MALA NA LAMA, RAMOS! E.T. cheguei a considerar tais frases como um tipo de palíndromo que denomimei de esdrúxulo. Mas, na verdade, hoje, penso que estejam enquadrados entre as espécies do conhecidíssimo "verso sotádico" - também inventados por Sótades da Maroneia - ou seja, que lidos da direita para a esquerda tem apenas o mesmo sentido.

Palíndromos ignobilis (ignóbeis): são todos aqueles que, não obstante possam ser lidos da esquerda para a direita e vice-versa como os demais, não obedecem às regras idiomáticas e devem ser desprezados. O LAVA COMO CAVALO; AGIRÁ PARA OMITIR O RÍTIMO A RAPARIGA. Barbaridades similares podem ser encontradas facilmente na internet.

Finalmente, há, ainda, um tipo de palíndromo natural, inobstante frase, que é uma pesada ofensa pessoal. Foi criado por um anônimo, em momento de ira. Quando lançou o vitupério, certamente, não fazia a menor idéia de estar construindo um tipo de frase palindrõmica: “É A MÃE!”.

Quem conhecer outro com a mesma característica informe-me, por favor, que citarei a autoria da descobridor, se houver interesse. Observação: todos os palíndromos dados como exemplos, inclusive os ignóbeis e esdrúxulos, foram produzidos pelo criador deste Blog .

Nenhum comentário:

Postar um comentário